receita para preservar amigos ciranca_eterna_novidade_do_mundo

A Escola

O projeto pedagógico da Lua Nova baseia-se em uma educação que tem como horizonte o desenvolvimento integral do ser humano, inspirado na dignidade, na solidariedade humana e no respeito à subjetividade de cada um. O envolvimento em questões de ordem social e ecológica, o acesso aos bens culturais construídos pela humanidade, o respeito às diferenças culturais, étnicas e religiosas, o exercício de conscientização e da participação cidadã e o acesso a fontes diversas de informação fazem parte do cotidiano da Comunidade Lua Nova.

Estes princípios orientam as relações, especialmente a interação com "o outro" e com o objeto de conhecimento, a partir de um discurso construído com e para o sujeito que aprende, bem como a construção conjunta de regras de convivência.

Buscamos uma educação voltada para o desenvolvimento de um ser humano competente para viver responsável e criticamente na sociedade contemporânea, com sensibilidade para compreender a realidade próxima, sem perder de vista as relações com a complexidade do mundo global.

Inclusão escolar

O comprometimento com princípios norteadores voltados para o respeito às diferenças é parte da nossa história desde que foram dados os primeiros passos para a elaboração da nossa proposta pedagógica. A prática na educação inclusiva foi se fortalecendo ao longo de quase trinta anos de existência a partir da convivência cotidiana com os desafios postos em uma relação que se propõe ser inclusiva.

E Inclusão Escolar é um desafio contemporâneo que implica numa dinâmica de articulação entre a escola, a clínica, a família e a sociedade. E para a educação ser inclusiva é preciso sustentar uma ética centrada no sujeito.

Diante dessa provocação, a nossa escola, através de seu Centro de Estudos visa congregar profissionais de diversas áreas envolvidos nesse trabalho, buscando fomentar a troca de experiências, discussões interdisciplinares e demandas sócio-educativas com todos aqueles que estão implicados com essa temática.

Segmentos

Educação Infantil

A escola atende crianças de dois a cinco anos, distribuindo-as por faixa etária, em classes denominadas Grupos.

Ensino Fundamental (1° ao 5° ano)

Atende crianças de seis a onze anos e mantém o regime de ordenação de classes preconizado pelos órgãos competentes.

Centro de Estudos

O Centro de Estudos surgiu para fundamentar e nortear a operacionalização do projeto pedagógico. Hoje também realiza seus trabalhos com o foco na comunidade externa através de diversas ações que discutem questões do cotidiano escolar e da infância na contemporaneidade.