receita para preservar amigos ciranca_eterna_novidade_do_mundo

A Educação Infantil

É na primeira infância que a criança, paulatinamente, conquista sua independência, autonomia moral e intelectual e se estrutura subjetivamente. 

No período escolar da Educação Infantil ela interage com outros grupamentos sociais, além do núcleo familiar. E esta é uma vivência importante para seu processo de socialização/individualização.

É preciso atenção e tempo para estabelecermos vínculos neste percurso inicial. A professora educa propiciando tanto situações de cuidados diversos (acolhimento, alimentação, proteção, etc.), como brincadeiras, aprendizagens e acesso a conhecimentos culturais. Assim, ela vai se tornando referência para que a criança se sinta cada vez mais autônoma e segura no espaço escolar. 

Através de jogos de faz-de-conta, brincadeiras com música e movimento, experimentações plásticas e gráficas, inserção em rotinas significativas e flexíveis, conversas e discussões grupais diversas, etc., a criança exerce diferentes papeis, descobre e amplia saberes corporais e criativos, aprende a lidar com suas possibilidades e limites, se inserindo na coletividade.