receita para preservar amigos ciranca_eterna_novidade_do_mundo

Projeto Di-versões de Chapeuzinho Vermelho

Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa

O Projeto Di-Versões de Chapeuzinho Vermelho trabalha com o registro do texto narrativo, a partir do resgate da história de Chapeuzinho Vermelho.

Depois de entrar em contato com a história enquanto leitor na Educação Infantil, agora a criança é convocada a se colocar no lugar de autor, pensar no leitor e reescrever a história. As atividades propostas são organizadas de maneira que os alunos progressivamente se tornem capazes de ler autonomamente os textos propostos; produzir textos coesos e coerentes; escrever textos legíveis, preocupando-se com a segmentação, com a forma ortográfica e tendo a percepção da importância da pontuação. 

Ao final do Projeto é organizado uma coletânea com as histórias produzidas pelos alunos, a partir da releitura da história de Chapeuzinho Vermelho.


 

Personagens como o lobo, a vovó e a própria menina de capuz são figuras vistas em diferentes versões desse conto - Chapeuzinho Azul, Amarelo, Shortinho Vermelho... A coletânea de histórias é produzida pelas crianças a partir da releitura da história de Chapeuzinho Vermelho. A produção é realizada ao longo do Projeto Di-Versões de Chapeuzinho Vermelho que convoca o aluno a se colocar no lugar de autor, pensar no leitor e reescrever a história.

Acesse as publicações