receita para preservar amigos ciranca_eterna_novidade_do_mundo

Multidades

Com o Projeto Multidade nós propomos uma nova organização dos grupos para o desenvolvimento de algumas atividades pedagógico-curriculares. Consiste estruturalmente no agrupamento de crianças das diferentes turmas, portanto de diferentes idades, em grupos comuns de estudo, pesquisa e produção de conhecimentos.

Esta reorganização propicia, entre outras coisas, o respeito às diferenças de ritmos, jeitos de ser, de pensar, saber se relacionar e aprender, a troca de aprendizado entre as crianças, a oportunidade de criar soluções coletivas, reproduzindo situações já vividas na vida comunitária. 

Objetivos 

Entre os objetivos do projeto estão: possibilitar o convívio social na direção da aprendizagem da vida comunitária; estabelecer relações mais transdisciplinares entre os conhecimentos; repensar a lógica de funcionamento da organização escolar (tempos, formas de agrupar as crianças, de construir saberes etc.); desenvolver o gosto pela pesquisa - o sabor do saber; favorecer o desenvolvimento das diferentes linguagens, especialmente a linguagem escrita e oral e oportunizar o exercício do direito à palavra. 

Metodologia 

Como sugere o próprio nome, os grupos serão compostos por crianças de diferentes idades, contemplando as turmas do Grupo 3 (Educação Infantil) ao 5º  ano (Ensino Fundamental).

Cada grupo é orientado por profissionais (professoras regentes; professores especialistas; estagiárias; monitoras), de acordo com as demandas de cada grupo, além da orientação da coordenação e direção pedagógica da nossa escola. 

Os grupos se debruçam sobre temas escolhidos previamente pelas crianças, a partir de sugestões dos professores e sistematização da coordenação. E procuram vivenciar a experiência de produzir conhecimentos significantes a partir de atividades já vivenciadas no cotidiano escolar, porém com o diferencial de serem desenvolvidas por um grupo formado por crianças de diferentes idades e fase de desenvolvimento.