receita para preservar amigos ciranca_eterna_novidade_do_mundo

Música

A música na Lua Nova é uma linguagem utilizada de maneira transversal em outros temas e também como uma forma de inserir a criança em sua cultura de forma lúdica e criativa. Desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental a música é uma ferramenta de construção do conhecimento que torna o trabalho mais prazeroso, interativo e atraente.

A música na Educação Infantil busca inserir a criança no universo sonoro/musical por meio da experimentação de timbres e ritmos, e da apreciação e execução de melodias  e de harmonias, oportunizada por meio da manipulação  de objetos sonoros, pequenos instrumentos de percussão, exploração dos sons corporais e vocais e de outros instrumentos. A partir da utilização de um repertório que contempla as músicas do imaginário popular, como as cantigas de roda e os jogos cantados, bem como as da cultura atual, a criança se apropria da linguagem musical e constrói seu conceito sobre o  universo sonoro.

O trabalho de música no Ensino Fundamental tem como característica principal proporcionar à criança a apreciação e interpretação musicais, além da vivência rítmica e corporal. Nas atividades desenvolvidas com os alunos, é utilizado um repertório variado com músicas da nossa cultura popular, da MPB, músicas próprias e apreciações de músicas do mundo, sejam elas ativas (utilizando o corpo com movimentos de improvisação e coordenação rítmica), ou não. Estas atividades também fazem uma parceria com o tema de estudo do projeto de sala de aula, onde as crianças pesquisam músicas, trabalham sonoridades através do corpo, de instrumentos e objetos, como também experimentam construir arranjos finalizando sempre com uma apresentação no final de cada projeto estudado.