receita para preservar amigos ciranca_eterna_novidade_do_mundo

Projeto Alimentação

Este projeto tem como objetivos ampliar experiências e degustações de alimentos diversos, além de proporcionar bate-papos e pesquisas sobre hábitos alimentares e a importância da alimentação na nossa cultura, e para nossa saúde.

COMO:

Toda semana acontece o dia do lanche coletivo saudável.  Antecipadamente combinamos com as crianças qual o alimento que cada uma trará de casa para partilhar com os demais e, no dia já estabelecido na rotina, todos comem o lanche de todos.

Nos grupos iniciais da Educação Infantil, aproveitamos este momento para apresentar, investigar e nomear, principalmente, as frutas. Aos poucos, ampliamos e incrementamos experiências gastronômicas através da inclusão de alimentos integrais, oleaginosos, laticínios brancos, mel, melaço e etc. Fazemos também experimentos e receitas simples e saudáveis, às vezes com a colaboração de familiares das crianças dos grupos.

Com as crianças maiores, que cada vez mais preferem alimentos pouco saudáveis, associamos à discussão sobre o lanche, a pesquisa sobre composição dos alimentos, pirâmides alimentares, sistema digestório  e fazemos campanhas sobre o tema por toda a escola .